Vinagre para Cuidar da Casa

Segunda-feira, 29 de outubro de 2018



Talvez você nem saiba, mas o vinagre é um super aliado na hora de cuidar da casa, das roupas e da beleza e você vai aprender várias receitinhas caseiras aqui para acabar com diversos dos seus problemas!


Talvez você nem saiba, mas o vinagre é um super aliado na hora de cuidar da casa, das roupas e da beleza e você vai aprender várias receitinhas caseiras aqui para acabar com diversos dos seus problemas!

1. Desinfetante doméstico: dilua uma xícara de vinagre de maçã em 4 litros de água. Misture e passe na casa com o auxílio de um pano e rodo. Tchau, bactérias! Alternativa ótima para limpar os lugares onde os bichos de estimação mais ficam também!

2. Amaciante de roupas: não vai ter o cheirinho perfumado, mas vai amaciar que é uma beleza! Coloque 1/2 xícara de vinagre de maçã em vez do tradicional amaciante na hora de lavar a roupa. Ele deve ser aplicado no mesmo momento em que você colocaria o produto, ok?

3. Limpador de vidros: esse é o melhor que já usei na vida! Coloque em um balde a mesma proporção de água e de vinagre de maçã. Exemplo: se for usar um litro de água, coloque um litro de vinagre de maçã. Misture e depois aplique com jornal nos vidros. Eu gostava de usar um borrifador e depois, ia limpando com o jornal. Quando a folha ficar úmida, pegue outra. Os vidros ficam a coisa mais linda do mundo!

4. Tirar manchas do vaso sanitário: fica tão feio quando ele fica manchado, não é mesmo? Para remover essas indesejadas, borrife vinagre puro sobre as manchas. Não tenha dó de aplicar, viu? Deixe agindo por 15 minutinhos e pronto: fica tudo limpinho!

5. Tirar cheiro ruim da pia: é simples! Despeje uma xícara de vinagre pelo ralo e o mau cheiro irá embora!

6. Desinfetando tábuas de corte de madeira ou plástico: elas são propícias para o acúmulo de bactérias, por isso sua higienização é muito importante. Passe bastante vinagre puro com uma esponja nas tábuas e deixe agindo por uns 15 minutos. Depois enxague bem com água e deixe secar um pouco antes de usar.

7. Limpe o micro-ondas: ele pode ficar bem sujinho e com cheiros de comida, então misture 2 colheres de sopa de vinagre com uma xícara de água em um recipiente que possa ir dentro dele. Aqueça de 3 a 5 minutos e não abra em seguida: deixe agindo ali dentro por mais 5 minutos. Depois disso você perceberá que o que estava grudado nas paredes dele sairá com mais facilidade, aí é só limpar como você faz de costume.

8. Limpando rabiscos de parede: às vezes as crianças aprontam, mas tem solução! Embeba uma esponja em vinagre branco e vá esfregando em cima da obra prima! Risos

9. Remover cera de vela: às vezes gruda que é uma beleza, né? Aqueça a cera com o auxílio de um secador de cabelo. Para retirar tudo, faça uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água morna. Esfregue com um pano macio e absorvente, ok?

10. Remover manchas do carpete: despeje um pouco de vinagre para cobrir a mancha, depois coloque bicarbonato de sódio por cima do vinagre e deixe agir até formar bolhas. Depois limpe com um pano úmido e seque a região que foi limpa com o secador para que ela saia rapidamente.

11. Limpador de rejunte: misture 1/2 xícara de água morna com 1/2 xícara de vinagre e aplique no rejunte, deixando agir por duas horas. Se não sair tão facilmente, você pode esfregar com um pouquinho de água sanitária.

12. Revitalizador de madeira: ela está opaca e velha? Dá para melhorar aplicando essa mistura: 1 litro de água morna, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 4 colheres de sopa de vinagre branco. Misture bem e aplique com um pano limpo e macio. Deixe penetrar por 10 minutos, depois seque com um pano seco macio: ela vai ficar bem mais bonita! Serve também para tirar manchas de copos úmidos que a marcaram!

Vinagre para cuidar das roupas
13. Remover odores das roupas: adicione uma xícara de vinagre na carga de roupas ao lavá-las na máquina.

14. Tirar manchas de suor: misture uma colher de sopa de vinagre branco com 250 ml de água morna. Aplique com uma esponja na região da peça que está manchada. Deixe agir por 3 minutos, depois enxague e lave normalmente. Apenas tome cuidado para não desbotar a roupa: se for o caso, faça um pequeno teste antes em uma área mais escondida, caso ela seja colorida!

15. Evitar desbotamento: pegue sua roupa de cor e mergulhe-a em algumas xícaras de vinagre não diluído por dez minutos. Isso fará com que a peça não solte tinta. Outra alternativa é adicionar uma xícara de vinagre no ciclo de lavagem da máquina para evitar o desbotamento das cores.

16. Como branquear roupas: use uma xícara de vinagre para 5 xícaras de água. Coloque para ferver e depois retire do fogo. Com a mistura ainda bem quente, coloque as roupas e deixe de molho durante a noite. Lave as peças normalmente pela manhã.

17. Limpando a máquina de lavar: o interior dela também fica sujo, então para deixar tudo em dia você pode adicionar uma xícara de vinagre em um ciclo de lavagem sem roupas e deixar ela fazer o processo. Pode ser no modo rápido e com baixo nível de água!

18. Tirando mofo de roupa de couro: basta aplicar vinagre embebido em algodão em cima da parte mofada que na hora some! Depois você pode lavar como de costume.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/163466661457480009/

voltar